segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lei Áurea - Constituição de 1988 - Pré-conceito

Lei Áurea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
Foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.
O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de Maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.
A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo A. da Silva no dia 11 de Maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.
Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.
O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.
O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234.


Constituição de 1988

preconceito é uma idéia ou uma opinião negativa sobre um, formada de modo discriminação é o tratamento desigual às pessoas com, negando a elas as mesmas oportunidades. Uma

A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que
todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de
origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.O
grupo de pessoas ou sobre determinado assunto
precipitado, sem conhecimento profundo e reflexão necessária.

O preconceito leva à discriminação, à exclusão e à violência.
A
direitos iguais
discriminação pode ser sofrida por minorias étnicas, religiosas, grupos de
tradições nacionais e culturais. Muitas vezes também é dirigida a idosos,
mulheres, pessoas pobres, deficientes e de diferentes orientações sexuais.

O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação
revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso,
combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma
sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma
realidade possível.


Minha Opinião:

Bom a lei áurea é importante para todos , para o trabalhador que deixou de ser escravo e para o fazendeiro que tem mão-de-obra de livre espontânea vontade do ex-escravo , alem de que a escravidão era uma coisa fora da realidade , pois você explorava o trabalhador e maltratava em troca de nada , ou seja você maltratava o escravo , explorava-o e o escravo não recebia nada .O mais imprevisto de tudo de tudo é que teve que criar uma lei para dizer que a escravidão e o preconceito é crime , ou seja o cidadão não percebe que ele está maltratando um ser vivo , causando dores psicológicas e físicas , as vezes até tirando a vida desse ser que é e sempre será igual a todos.

Postado Por :João Vitor Duncan

Constituição de 1988, por: YAN PAIXÃO


Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a atual lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico. Há, no entanto, uma controvérsia quanto à Constituição de 1988: para alguns, ela seria nossa sétima constituição; para outros, seria, na verdade, a oitava. Em 1969, com o falecimento do presidente Artur da Costa e Silva, assumiu a Presidência uma Junta Militar, conhecida como Junta Governativa Provisória de 1969. Naquele mesmo ano, a Junta promulgou uma emenda constitucional — a chamada Emenda Constitucional nº 1 — que instituía a Lei de Segurança Nacional, restringindo as liberdades civis, e a Lei de Imprensa, regulamentando a censura oficial. Pelas profundas modificações que trouxe, a Emenda n° 1 é considerada por alguns pesquisadores como sendo um novo texto constitucional. Se aceitarmos essa interpretação, podemos dizer que a Carta Magna de 1988 é mesmo a oitava Constituição brasileira — a sétima em pouco mais de um século de República.
Foi a constituição brasileira que mais sofreu emendas: 67 emendas mais 6 emendas de revisão. Diversos partidos assinaram a Constituição. O Partido dos Trabalhadores inicialmente não aceitou a Constituição, pois acreditava que ela impedia a reforma agrária e mantinha a estrutura militar. Apesar das ressalvas, o diretório do partido assinou o texto constitucional.

Fonte do texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1988


Ao meu ver...


A constituição de 1988 por mais que tenha sido uma decisão correta para tentar diminuir  as manifestações de preconceito, não me parece visivelmente agradável para quem sofria ou sofre o preconceito. Você se deparar com uma situação em que o governo precisa criar leis pra que não haja manifestações de preconceito, de receios em relação a você, isso deve ser muito constrangedor.  Mas por outro lado, vamos relevar a intenção dessa lei. É ao menos tentar implantar em mentes humanas por meio de ordem que todos somos iguais e que não deve existir desigualdade de relacionamento social, em que niguém seria superior a ninguém e todos seriam iguais...

Leia Áurea, por: YAN PAIXÃO.


Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
Foi assinada por Dona Isabelprincesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.
projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de Maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.[2]
A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo A. da Silva no dia 11 de Maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.[3]
Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.[4]
O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.[5]
O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234.[6]

Fonte do texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea

Ao meu ver...

A Lei Áurea foi um dos atos mais importantes para a população negra não só antigamente mas... hoje também. Não só com a lei mas com a educação nós aprendemos a respeitar aos outros independente de raça, cor, o que for. Pois afinal somos todos iguais e ninguém merece ser tirado de seu país, ser transportado em péssimas condições, afinal os negros eram  muitas vezes jogados ao mar e quando chegavam ao Brasil e em outros países onde iam trabalhar eram mais uma vez maltratados e açoitados pelos senhores se não fizessem direito o trabalho duro das lavouras principalmente de cana e de café.




domingo, 18 de setembro de 2011

Lei áurea e contituição de 1988

Lei Áurea

Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.




Até a promulgação definitiva da abolição da escravatura, muitas leis foram criadas no sentido de ‘libertar lentamente’ os trabalhadores forçados. Em setembro de 1871 foi criada a Lei do Ventre Livre, que proibia o trabalho de negros escravizados que não haviam atingido a maioridade; e a Lei dos Sexagenários, favorável aos escravos de mais de 60 anos.
Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.
Também houve grande envolvimento com a liberdade dos escravos da própria Princesa Isabel. Ela votou a favor à Lei do Ventre Livre como senadora do Parlamento e financiou quilombos e refúgios de escravos com o fim de libertá-los.

O projeto da Lei Áurea foi apresentado pela primeira vez uma semana antes de ser aprovado pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. Passou pela Câmara e foi rapidamente avançado pelo Senado, para sanção da princesa regente. Foi uma medida estratégica, porque os deputados e alguns senadores queriam que o projeto de lei fosse aprovado de qualquer maneira enquanto o rei
D. Pedro II viajava para o exterior.

Texto : Info escola

Minha opinião :

A lei áurea tem uma tremenda importância nesse mundo , porque trabalhar de escravo deve ser uma humilhação ninguém no mundo merece isso gente ! O Homem veio ao mundo para ser livre e não sei apenas uma 'posse' se alguém !

Constituição de 1988

preconceito é uma idéia ou uma opinião negativa sobre um, formada de mododiscriminação é o tratamento desigual às pessoas com, negando a elas as mesmas oportunidades. Uma

A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que
todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de
origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.O
grupo de pessoas ou sobre determinado assunto
precipitado, sem conhecimento profundo e reflexão necessária.

Opreconceito leva à discriminação, à exclusão e à violência.
A
direitos iguais
discriminação pode ser sofrida por minorias étnicas, religiosas, grupos de
tradições nacionais e culturais. Muitas vezes também é dirigida a idosos,
mulheres, pessoas pobres, deficientes e de diferentes orientações sexuais.

O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação
revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso,
combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma
sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma
realidade possível.

Texto : http://www.faac.unesp.br/extensao/convdiversidade/cartilha.pdf
Minha opinião :
isso é um absurdo que depois da lei áurea tenha que que ter uma outra lei que diz que PRECONCEITO É CRIME  faça - me o favor né? isso é horrível ! além de ser um desrespeito com a pessoa! e todos todos somos iguais

Postado: Mônica Barbosa

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Constituição de 1988

"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL."


Texto:
A constituição de 1988 foi feita com o objetivo de "lembrar" as pessoas que todos somos iguais e devemos ser tratados igualmente com segurança, justiça, harmonia, independente da cor, religião... O preconceito é  crime e deveriamos ter vergonha pois todos somos iguais.

Postado por Marina Bogado


Lei Áurea


A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.
O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea


A lei Áurea teve um papel importante, pois "acabou" com a escravidão no Brasil, e com essa hegemonia 
dos brancos em achar que os escravos eram objetos
de trabalho e reprodução, podendo ser tratados na base
das chicotadas e do trabalho absurdo sem remuneração.


Postado por Marina

sábado, 10 de setembro de 2011

Rap do socialismo

Rap:

Socialismo científico parece com anarquismo
Quer o fim da propriedade e criar cooperativas
O anarquismo quer o fim imediato do Estado
Já o científico quer o proletariado

Socialismo cristão tem religião
Conciliar o trabalhar
Com paz e amor
 É, isso seria bem legal

Socialismo utópico é idealista
Todo mundo sabe que não é realista
Sociedade igualitária com pequena propriedade
Quando é que isso vai virar realidade?

Tem o cartismo e o sindicalismo
Só não pode confundir isso tudo com ludismo
Pessoas da época muito sem noção
Como é que eles querem mudar a nação?

Rap criado por: Nathália, Isabela, Daniel, Márcio leonardo e Yan
Postado por: Nathália Ferreira
Turma:801

Escravidão no Brasil

Escravidão no Brasil:

A escravidão foi a forma de relação social de produção adotada de uma forma geral no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas também foram vítimas desse processo. Os escravos foram utilizados principalmente na agricultura com destaque para a atividade açucareira  e na mineração. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos ou urbanos.
A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

Minha opinião:

Os escravos passavam dias e dias em um navio sem direito a nada,alias não direitos era uma coisa que os  escravos não sabiam,não sabiam .Mais lembremos que os negros não eram considerados seres humanos,sabiam que eram,mas não eram considerados,era tratados como animal sendo que nem animal poderia ser tratado daquela forma. 

 Postado por : Nathália Ferreira
Turma:801

Boias fria

Boias- Frias no Brasil:

O termo Boia- Fria recebe esse nome porque vivem ou já viveram no campo, tiveram poucos anos de estudos e não possui qualificação profissional. A maioria são analfabetos e se sujeitam ao trabalho no campo em diversas culturas, quase sempre em períodos de colheitas geralmente em baixos condições de trabalho e salarial.

O que é?:

   São trabalhadores temporários que migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras. 

Condições de vida: 

Os Boias- Frias saem para o trabalho de madrugada e já levam suas marmitas, como não tem como esquentar a comida come fria e muitas vez estão estragada. A  carga horária varia entre dez e doze horas diárias e somente trintas minutos para almoçar, e no fim da tarde os trabalhadores são levados de volta para casa e no outro dia repetem a rotina novamente.

Critica a esse tipo de trabalho:

E o que fazem com os boias- frias é praticamente um "trabalho escravo",o que faz desta classe um tema constante na luta por DIREITOS HUMANOS. A forma com que os boias frias se alimentam comendo comida fria, muitas vezes estragadas, acordam de madrugada, trabalham de baixo de sol calor insuportável, trabalham pra caramba e canham muito pouco.

 

Postado por : Nathália Ferreira
Turma: 801











sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Escravidão no Brasil atual

A escravidão no Brasil foi abolida em 1888, no entanto, no Brasil e
em outras partes do mundo, em pleno século XXI, essa prática ainda
é desenvolvida. A escravidão pode ocorrer em forma de trabalho rural
ou exploração sexual, como ocorre em diversos lugares do planeta,
especialmente no leste europeu e países da CEI (Comunidades dos Estados Independentes).

Na minha opinião é um absurdo em pleno século XXI, no século
da modernidade ainda haver escravidão. Isso deveria ter mais fiscalização para punir quem ainda pratica esse ato.

Postado por Marina Bogado
fonte: http://kahistoria.blogspot.com/2009/03/trabalho-escravo-no-brasil-hoje.html 

Escravidão por Yan Paixão.

História da Escravidão: Introdução 
Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.
Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto. 
Apesar de todas estas citações, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde os começos da História.  
Muitas civilizações usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. Grécia e Roma foi uma delas, estas detinham um grande número de escravos; contudo,muitos de seus escravos eram bem tratados e tiveram a chance de comprar sua liberdade.  
Escravidão no Brasil
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.
Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.
Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.
No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres. Porém, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedades acabavam fechando as portas para estas pessoas.
O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas, onde os integrantes viviam em liberdade, através de uma organização comunitária aos moldes do que existia na África. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi.
Campanha Abolicionista e a Abolição da Escravatura
A partir da metade do século XIX a escravidão no Brasil passou a ser contestada pela Inglaterra. Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Parlamento Inglês aprovou a Lei Bill Aberdeen (1845), que proibia o tráfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam esta prática.
Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.   
A vida dos negros após a abolição da escravidão
Se a lei deu a liberdade jurídica aos escravos, a realidade foi cruel com muitos deles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, muitos negros passaram por dificuldades após a liberdade. Muitos não conseguiam empregos e sofriam preconceito e discriminação racial. A grande maioria passou a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários.


Ao meu ver...

Ninguém é melhor do que ninguém independente de roupa, cor, enfim... ninguém. Negros foram mortos, escravizados por muito tempo por ter apenas uma cor e raça diferente da dos colonizadores, isto não está certo. Ninguém pediu para nascer assim e muito menos pediu para ser escravizado...



Bóia-Fria por Yan Paixão

Bóia-fria é o nome que se dá a uma série de trabalhadores, geralmente de lavouras, que são desprovidos de terra.


São trabalhadores de péssimas condições, sem carteira assinada.  Conduzidos para o trabalho em levas de caminhões, em horríveis condições de segurança. Os locais onde trabalham, dependem das épocas do ano e de colheita.


O nome também vem da forma em que levam consigo as "marmitas" que geralmente são sem isolamento térmico desde que saem de casa de manhã, o que faz com que elas estejam frias na hora da refeição ou até mesmo "azedada".


Ao meu ver...


Isso é pura ignorância mas também falta de oportunidade, que afinal é o que reina aqui no Brasil e em outros "cantos" do mundo. O que acontece é que por falta de opções e também por falta de estudos e qualificação, eles acabam escolhendo estes trabalhos que retiram o máximo de sua energia. As condições são precárias, os trabalhadores são expostos ao sol forte, sem roupas apropriadas. As ferramentas são usadas também sem luvas,  com risco de acidentes...


Ninguém nasceu e ninguém merece isto para si mesmo, isso é o fim.

Bóia-fria

                                          

O que é?
Bóia-fria é o trabalhador rural que não possui sua própria terra e trabalha em
várias lavouras dependendo da época do ano. Este nome é dado, pois saem
de madrugada de casa e levam as marmitas, e as comem frias, por não ter
como esquentar.

Condições de trabalho
Geralmente, os bóias-frias são conduzidos em caminhões, em precárias condições
de segurança, de casa até as plantações onde devem trabalhar, por fim acabam
trabalhando de mais para ganhar muito pouco.

Na minha opinião isso é um trabalho escravo, os trabalhadores são sujeitos a
baixa remuneração para sobreviver, doenças e até a morte em casos mais extremos pela falta de segurança.

Postado por Marina Bogado

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Paródia sobre socialismo

E daí?

E daí se o capitalismo acabar e o socialismo implantar e a sociedade mudar
O que é que tem?
Foi você quem pensou, idealizou e “utopizou”
Tudo bem

E daí, que a igreja pregou, mas o povo não aceitou e Marx pensou
“fim da PP”
Confesso o marxismo criei muito tempo pensei
Só deus sabe o quanto aprendi
Mas eu vim criticar pra burguesia mudar
e o anarquismo veio parar aqui
acabar com o governo o estado é imperfeito não faz nada direito, e daí?
Se o socialismo cristão vier a adesão pra amar o irmão
 o que é que tem?
Foi você quem pensou e “proletarizou”
socialismo acabou, tudo bem!
e daí?

Grupo: Marina, Latícia, Gustavo, Lara e Laura
Postado por: Marina Bogado

Escravidão no Brasil atual

 




Nas letras da lei ,a escravidão esta extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil , há algum tipo de escravidão , em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes de diversos trabalhos . Ha ainda  o tráfico de mulheres para a prostituição forçada , principalmente em regiões pobres da Rússia , Filipinas e Tailândia , dentre outros países.

Texto : http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm

Minha opinião :

é um absurdo que no meio do século XXI tenha ainda esse tipo de coisa porque isso não se faz com ninguém , capturar pessoas? que tipo de pessoas tem a coragem de fazer esse tipo de coisa? quem faz isso devia ter é vergonha! e ainda fazer isso com crianças , que não tiveram tempo de viver ,de se divertir , de ser feliz.


Texto Feito Por Mônica Barbosa

Boia Fria no Brasil



                                                       



Boia Fria Por que esse nome?
Por eles trabalharem a madrugada toda e por não ter onde esquentar a sua comida, ja que leva a marmita ,
então comem ela fria mesmo

Boias Frias se refere ao trabalhadores agrícolas que não possuem terras próprias. Geralmente, os Boias Frias são conduzidos em caminhões, Péssimas condições de segurança, até as plantações trabalham

E na minha opinião é um desrespeito aos trabalhadores. Porque ele trabalha o dia inteiro não tem uma misera comida quente para comer depois de horas de trabalho e ainda são levados ,desculpe a palavra, como animais sem segurança , podendo até cair do Caminhões onde eles são levados até o local de trabalho.

TEXTO POSTADO POR MÔNICA BARBOSA

Escravidão Atualmente No Brasil - Boia-Fria


Escravidão Moderna:
  É uma expressão genérica ou coletiva para aquelas relações de trabalho, particularmente na história moderna ou contemporânea, na qual pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência (inclusive morte) ou outras formas de provação para si mesmos ou para membros de suas famílias.
Muitas dessas formas de trabalho podem ser acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência. A escravidão moderna inclui todas as formas de escravidão (embora a servidão seja tecnicamente uma forma de escravidão moderna, o termo "servo" é usado geralmente apenas em relação a sociedades pré-modernas, sob sistemas políticos feudais).
Embora a escravidão no Brasil tenha sido oficialmente extinta em 13 de maio de 1888, em 1995 o governo brasileiro reconheceu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão no território nacional. Entre 1995 e 2005, 18 mil trabalhadores foram libertados por ações conjuntas do Ministério do Trabalho e Emprego e das polícias estaduais e federal.

Boia-Fria:
Muitas dessas pessoas são analfabetas ou semianalfabetas que se sujeitam ao trabalho no campo em diversas culturas, quase sempre em períodos de colheitas, geralmente em baixas condições de trabalho e salarial. O termo boia-fria designa um indivíduo que executa um trabalho na zona rural sem a obtenção de vínculos empregatícios.
A expressão boia-fria é proveniente do modo como eles se alimentam, pois saem para o trabalho de madrugada e já levam suas marmitas, como não existem meios para esquentá-las, ingerem a comida fria. 

O boia-fria dirige-se para o trabalho entre quatro e cinco horas da manhã, momento em que o caminhão passa para transportá-los até a plantação, o motorista do transporte executa a negociação, quanto ao valor pago pelo trabalho, pois cada indivíduo ganha por aquilo que produz, ou seja, o valor é resultado da quantidade de toneladas ou arrobas colhidas.
A carga horária varia entre dez e doze horas diárias e somente trinta minutos para o almoço e esse, como foi dito anteriormente, é consumido frio, no fim da tarde os trabalhadores são levados de volta para casa e no outro dia repetem a mesma rotina. 


Opinião:

Minha opinião sobre os boias-frias é que é um verdadeiro trabalho escravo , os boias-frias saem de manhã deixando crianças em suas casas para pegar o caminhão para trabalhar praticamente o dia inteiro e só parar para o almoço que é de 30 minutos , que é a famosa comida fria que eles comem. Acho que o trabalho de boia-fria é uma verdadeira furada.

Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/boia-frias.htm


Postado Por:João Vitor Duncan