domingo, 6 de novembro de 2011

Canudos e Cangaço

Guerra de Canudos

Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública , que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

 A Oposição e Cangaço



A oposição ao regime do Presidente Prudente de Moraes uniu-se ao grupo dos jacobinos, os “radicais da República”, porém, viu seu projeto partidário vencido após o assassinato do Ministro da Guerra Machado Bittencourt, no evento que ficou conhecido como o Atentado de Cinco de Novembro, um mês depois do término da Guerra.
Esse artigo percorre os caminhos traçados pelo dois maiores grupos políticos no fatídico ano da Guerra de Canudos e mostra como esse evento foi utilizado para as estratégias eleitorais. Mesmo tendo um grupo de oposição forte, com alianças na imprensa e em áreas militares, o candidato do governo conseguiu vencer as eleições, pois soube utilizar-se bem dos erros da oposição, especialmente das tentativas de assassinato que o próprio presidente sofrera. Então, acompanhemos Canudos e a derrota dos Jacobinos. 

Cangaço


Características

O Cangaço pode ser dividido em três grupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
O cangaço tem suas origens em questões sociais do nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando crimes, fugindo e se escondendo.

Minha Opinião:
A Revolta de Canudos foi basicamente pessoas que queriam suas salvações e buscaram adquirir a Monarquia , mas na época era República ou seja eles teriam que buscar uma guerra para ter seus princípios adquiridos.Eles queriam a monarquia porque tinha a teoria divina na época que Deus reinava no céu e só um reinava na terra , que seria a monarquia e não presidentes da República .Existiu um confronto que dizem que morreu 5 mil militares e morreu 20 mil da população de Canudos.O Cangaço era um grupo que na maioria praticava o banditismo , roubando , sequestrando , estuprando etc . Eles eram um grupo que viviam se escondendo e nunca paravam em um lugar próprio para se abrigar . O Cangaço era um grupo que apenas queria sobreviver praticando o banditismo , e a Revolta de Canudos foi um grupo que queria a salvação.  

Postado Por: João Vitor Duncan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário