segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Canudos e Cangaço



Canudos



Guerra de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento
popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.


Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos




Cangaço


Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.


O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Canga%C3%A7o


Texto Comparativo

A Guerra dos Canudos e o Cangaço possuem alguns pontos em comun. Um deles, é que os dois fatos ocorreram no Nordeste. Os Canudos, possuiam um líder, chamado Antônio Conselheiro, que em uma abandonada fazenda chamada Canudos, Antônio Conselheiro, pregador da palavra de Deus construiu uma pequena comunidade constituida por seus "dicípulos", que eram camponeses pobres que passaram a morar em Canudos. Já no Cangaço, eram bandos que não possuiam moradia fixa e viviam perambulando pelo sertão. Os cangaceiros independentes eram conhecidos pelo banditismo, por assaltar fazendas, saquear armazéns, entre outros. Mas nem todos cangaceiros eram assim, tam bém tinham os "políticos" e os que prestavam serviços esporáticos.

Postado por Marina Bogado



Nenhum comentário:

Postar um comentário