domingo, 18 de setembro de 2011

Lei áurea e contituição de 1988

Lei Áurea

Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.




Até a promulgação definitiva da abolição da escravatura, muitas leis foram criadas no sentido de ‘libertar lentamente’ os trabalhadores forçados. Em setembro de 1871 foi criada a Lei do Ventre Livre, que proibia o trabalho de negros escravizados que não haviam atingido a maioridade; e a Lei dos Sexagenários, favorável aos escravos de mais de 60 anos.
Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.
Também houve grande envolvimento com a liberdade dos escravos da própria Princesa Isabel. Ela votou a favor à Lei do Ventre Livre como senadora do Parlamento e financiou quilombos e refúgios de escravos com o fim de libertá-los.

O projeto da Lei Áurea foi apresentado pela primeira vez uma semana antes de ser aprovado pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. Passou pela Câmara e foi rapidamente avançado pelo Senado, para sanção da princesa regente. Foi uma medida estratégica, porque os deputados e alguns senadores queriam que o projeto de lei fosse aprovado de qualquer maneira enquanto o rei
D. Pedro II viajava para o exterior.

Texto : Info escola

Minha opinião :

A lei áurea tem uma tremenda importância nesse mundo , porque trabalhar de escravo deve ser uma humilhação ninguém no mundo merece isso gente ! O Homem veio ao mundo para ser livre e não sei apenas uma 'posse' se alguém !

Constituição de 1988

preconceito é uma idéia ou uma opinião negativa sobre um, formada de mododiscriminação é o tratamento desigual às pessoas com, negando a elas as mesmas oportunidades. Uma

A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que
todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de
origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.O
grupo de pessoas ou sobre determinado assunto
precipitado, sem conhecimento profundo e reflexão necessária.

Opreconceito leva à discriminação, à exclusão e à violência.
A
direitos iguais
discriminação pode ser sofrida por minorias étnicas, religiosas, grupos de
tradições nacionais e culturais. Muitas vezes também é dirigida a idosos,
mulheres, pessoas pobres, deficientes e de diferentes orientações sexuais.

O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação
revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso,
combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma
sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma
realidade possível.

Texto : http://www.faac.unesp.br/extensao/convdiversidade/cartilha.pdf
Minha opinião :
isso é um absurdo que depois da lei áurea tenha que que ter uma outra lei que diz que PRECONCEITO É CRIME  faça - me o favor né? isso é horrível ! além de ser um desrespeito com a pessoa! e todos todos somos iguais

Postado: Mônica Barbosa

Um comentário: