domingo, 4 de setembro de 2011

Mito da superioridade branca


Texto: O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.


Conclusão: Embora nossa sociedade diga que não existe mas racismo, não é o que vemos em pleno século XXI. O racismo é uma coisa inaceitável e arrogante. É incrível a capacidade do homem de achar que deve menosprezar pessoas negras. Depois de anos de escravidão, de todo o sangue que foi derramado, de tudo que os negros nos deixaram e ensinaram, ainda tem pessoas com a capacidade de ter esse sentimento.

Postado por Nathália Ferreira
Turma:801

Nenhum comentário:

Postar um comentário